
Companhia desativa o número 195 e passa a atender exclusivamente pelo 0800 055 0195 a partir de 1º de outubro
Responsável pelo fornecimento de água, coleta e tratamento de esgotos de 375 municípios do Estado de SP, a Sabesp passa a ter o atendimento telefônico unificado a partir de 1º de outubro. Ou seja, o número 195 será desativado e os clientes passar]ao a ligar para o 0800 055 0195 da companhia. As ligações são gratuitas. Além do 0800, há os canais e o atendimento por mensagem de texto pelo WhatsApp Sabesp (11 3388-8000).
Sabesp segue decisão
A desativação do telefone 195 segue uma decisão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e, de acordo com a Sabesp, não terá nenhum impacto no atendimento aos clientes. A central 0800 055 0195 funciona 24 horas todos os dias e dá acesso aos serviços. A companhia recomenda manter o cadastro sempre atualizado. A atualização de cadastro pode ser feita também pelo 0800 055 0195, quando necessário.
A Sabesp também disponibiliza seus canais digitais de relacionamento, que oferecem diversos serviços. São eles: Agência Virtual ( https://agenciavirtual.sabesp.com.br/
) e Chat ( https://sabesp-chat.sabesp.com.br/chat-externo
). O cliente pode consultar débitos, emitir a segunda via da conta, informar falta d’água ou vazamentos, além de solicitar ligação de água e de esgoto, mudança de titularidade, entre outros serviços. A companhia também tem um canal exclusivo para pessoas com deficiência auditiva ou de fala pelo 0800 016 0195.
Atendimento presencial na Sabesp
Para o cliente que preferir o atendimento presencial, pode verificar a unidade mais próxima e consultar o agendamento nas agências que oferecem essa facilidade na Agência Virtual Sabesp, no seguinte endereço: https://agenciavirtual.sabesp.com.br/canais-atendimento
Sistemas que abastecem a região metropolitana oeste da Grande São Paulo
De acordo com informações da Sabesp, são três os sistemas de abastecimento que levam água para as casas dos munícipes das 12 cidades que compõem o Cioeste*. O Sistema Cantareira é o maior da região metropolitana de São Paulo. A capacidade da estação de tratamento é de 33 mil litros de água por segundo destinados a 6,5 milhões de pessoas das Zonas Norte, Central e partes das Zonas Leste e Oeste da capital, bem como os municípios de Franco da Rocha, Francisco Morato, Caieiras, Osasco, Carapicuíba e São Caetano do Sul, além de parte dos municípios de Guarulhos, Barueri, Taboão da Serra e Santo André. O sistema é formado pelos rios Jaguari, Jacareí, Cachoeira, Atibainha e Juqueri (Paiva Castro).
Já a água do Sistema Alto Cotia vem da represa Pedro Beicht, formada pelos rios Capivari e Cotia do Peixe. A captação é feita na represa da Graça e transportada para a Estação de Tratamento Morro Grande. A produção de 1,2 mil litros de água por segundo abastece cerca de 410 mil habitantes dos municípios de Cotia, Embu, Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu e Vargem Grande.
Outro sistema que abastece as cidades da região metropolitana Oeste, entre outras, é o São Lourenço
, o mais recente implantado em São Paulo. Ele foi inaugurando em abril de 2018 com o objetivo de abastecer cerca de 2 milhões de pessoas da região da Grande São Paulo, principalmente habitantes dos municípios de Carapicuíba, Barueri, Jandira, Itapevi, Cotia, Vargem Grande Paulista e Santana do Parnaíba. A fonte da água é a represa da Cachoeira do França, que fica a 70 km de São Paulo. Este sistema armazena 75 milhões de litros, tem uma estação de bombeamento de água bruta, uma estação de tratamento de água e ainda 83 quilômetros de adutoras, entre outras estruturas.
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 15 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.
Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.
*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.