
A conta oficial no Instagram do time de vôlei Sesc Flamengo curtiu um comentário transfóbico contra Tifanny Abreu. Veja a resposta da equipe
Na noite desta terça-feira, 27 de fevereiro, o Osasco São Cristóvão Saúde entra em quadra para enfrentar o Sesc Flamengo, marcado para às 21h, no ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro (RJ). O jogo é considerado um clássico entre os times líderes da Superliga Bet7k. Até o momento, o time osasquense é o 2º colocado e invicto na competição em 2024.
Mas uma curtida da página oficial do Sesc Flamengo na manhã desta segunda-feira (26) em um comentário transfóbico contra Tifanny causou revolta entre os torcedores do clube paulista nas redes sociais. Ainda ontem, aproximadamente três horas após o like, o Sesc Flamengo removeu o comentário e publicou uma mensagem na mesma rede social, reconhecendo o erro ao dar o ‘like’ e garantindo o compromisso de evitar futuras falhas.
“Nesta segunda-feira, o adm (administrador) da página Sesc RJ Flamengo curtiu um comentário transfóbico em um post. Assumimos nosso erro, independentemente dele ter sido cometido não intencionalmente, por uma falta de atenção que nunca deveria acontecer. Nossa equipe preza pelo respeito acima de tudo e reitera seu compromisso com a condenação de atos discriminatórios, excludentes e criminosos. Assumimos nosso erro, sabemos da gravidade do mesmo, e redobraremos nossa atenção para que isso nunca mais se repita”, destacou o Sesc Flamengo em nota.
Pela rede social X (antigo Twitter), o time de Osasco agradeceu o time rubro-negro
“Agradecemos ao Sesc Flamengo pela rápida resolução do caso. Reiteramos nosso total repúdio a qualquer posicionamento de intolerância. Mantendo nossa posição de proteger nossas atletas e torcedores em todos os momentos. Seguimos JUNTOS pelo RESPEITO sempre”.
“Chega de transfobia”, disse Tifanny Abreu
Nascida em Paraíso do Tocantins, em Tocantins (TO), em 29 de outubro de 1984, Tifanny Pereira de Abreu, que é transsexual, defende o Osasco São Cristóvão Saúde há três temporadas e cumpre todas as exigências da Federação Internacional de Voleibol (FIVB) para participar do vôlei feminino. A atleta foi a Foi a primeira transexual a disputar uma partida oficial da Superliga.
Em seu Instagram ( @tifannyabreu10 ), ainda nessa segunda (26), Tifanny publicou um vídeo no qual afirmou estar bem e complementou:
“Oi, gente, Tifanny Abreu aqui. Jogo em um clube que sempre me deu todas as oportunidades, que sempre esteve ao meu lado e sempre lutou as mesmas causas que eu e sempre me apoia em tudo, lutando junto comigo. Vamos amanhã apresentar um voleibol maravilhoso e um jogo maravilhoso, porque é isso que o torcedor quer. Chega de transfobia nas redes sociais. Chega de racismo. Chega de tudo. Fico muito feliz que vocês estão lutando comigo esta luta, porque a LGBTQIA+ fobia não é uma luta só das pessoas LGBT, mas de todos nós”.
—
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o
GIRO
noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Oeste Metropolitana de São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.
Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.
*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.