Osasco: Guardiã Maria da Penha amplia frota e efetivo
Mariana Pereira
Osasco: Guardiã Maria da Penha amplia frota e efetivo

Osasco: Guardiã Maria da Penha amplia frota e efetivo

Além de novas viaturas 0 km, Ronda Guardiã Maria da Penha também teve seu efetivo ampliado de 16 para 22 agentes; saiba mais detalhes

A divisão Ronda Guardiã Maria da Penha, da Guarda Civil Municipal (GCM) de Osasco, recebeu novos reforços. O grupamento conquistou três novas viaturas, por meio de emenda parlamentar do Legislativo osasquense.

Os veículos da marca Chevrolet, modelo Spin, zero quilômetro, serão utilizadas nos trabalhos de patrulhamento preventivo, comunitário e interventivo da Ronda Guardiã Maria da Penha, que atende mulheres vítimas de violência doméstica e que possuem medida protetiva.

Além da entrega dos automóveis, a Ronda também teve seu efetivo ampliado de 16 para 22 agentes, aumentando assim o número de visitas periódicas e o monitoramento do cumprimento das medidas protetivas de urgência.

Guardiã Maria da Penha em Osasco: outras informações

Atualmente Osasco conta com 70 mulheres assistidas pela Ronda Guardiã, mas desde a sua criação em 2020, foram atendidas 250 mulheres, o que resultou na prisão de 103 agressores. Nesse período, foram realizadas 23.929 rondas para as assistidas. Só no primeiro semestre desse ano foram 6.252 rondas.

Além disso, segundo a administração municipal, nos quatro anos de operação Guardiã Maria da Penha, não foi registrado nenhum caso de feminicídio entre as assistidas pelo programa.

Em Osasco, a GCM promove atendimento humanizado às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. Na cidade, o Projeto Guardiã Maria da Penha, que acompanha os casos de mulheres vítimas de violência, realiza palestras nas escolas municipais, visando orientar, ouvir e esclarecer sobre o “Programa de Atenção, Proteção e Defesa da Mulher Vítima de Violência” (Prodamu).

O projeto Guardiã Maria da Penha possui o Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP), Defensoria Pública, rede protetiva municipal, como a Secretaria Executiva de Política para Mulheres e Promoção da Diversidade (Semud), por meio do Centro de Referência da Mulher Vítima de Violência (CRMVV) e demais parceiros. Os interessados em palestras podem enviar solicitação pelo e-mail: gmpprodamu@gmail.com.

Atualmente, 70 mulheres assistidas pela Ronda Guardiã Maria da Penha (Caio Henrique/Secom Osasco)

Além disso, a Secretaria Executiva de Política Para Mulheres e Promoção da Diversidade mantém o Centro de Referência em Atendimento a Mulheres em Situação de Violência (Crmvv), outro ponto de apoio e referência nos casos de violência contra a mulher. O espaço fica na rua Demitri Sansoud de Lavoud, 234, na Vila Campesina, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Telefone: (11) 3681-3014.

Os canais para denúncias de violência contra a mulher podem ser feitos de forma sigilosa no: 180 é o telefone nacional; 190 da Polícia Militar, e 153 ou 08007716511 da Guarda Civil de Osasco.

+SIGA os canais de notícias do GIRO no Whatsapp , Telegram e Linkedin

Acompanharam a entrega, o prefeito Rogério Lins e os secretários municipais, coronéis José Virgolino de Oliveira (Segurança e Controle Urbano), Sérgio Di Nizo (Governo), Thiago Silva (Comunicação) e Fábio Grossi (Chefe de Gabinete), além do secretário-adjunto Adilson Moreira (Segurança e Controle Urbano.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o  GIRO  noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, junta-se a eles, as cidades de Jundiaí e São Paulo.

Siga o  perfil do jornal no Instagram  e acompanhe outros conteúdos.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!